sexta-feira, 28 de maio de 2021

Cheguei ao peso ideal

 Talvez eu devesse colocar "peso ideal" entre aspas logo no título, porque a ideia de que existe um peso que as pessoas tenham é muito esquisita, né? Mesmo assim, eu passei anos lutando contra a balança e correndo atrás desse tal "peso ideal".

Enfim, em 2020, a perda de peso veio! E detalhe: não fiz tantos sacrifícios assim, foi quase natural. Emagreci 35kg!!!!!!  Vejam aí o antes e depois.


Eu digo que o processo foi natural porque eu não mudei muito a rotina de atividades físicas e tipo de alimentação que eu já adotava há anos fazendo dieta. Enfim, estava dando certo!

Certo?

Errado! 😟

Em 2020, o ano do emagrecimento, eu fui diagnosticada com tuberculose. Um dos sintomas da tuberculose é a rápida perda de peso. Uma médica sinalizou isso em uma consulta. Ela estranhou a perda de peso e eu respondi que estava fazendo reeducação alimentar e felicíssima por estar emagrecendo. Nessa época, eu tinha algumas dores no corpo, mas os exames não acusavam absolutamente nada.  Inclusive, esta é a razão para eu achar que parte desse emagrecimento foi a reeducação alimentar mesmo.

Eu comecei a perceber o emagrecimento em abril de 2020, eu eliminava uns 3kg por mês aproximadamente. 

Na segunda metade de agosto, as dores no corpo (que tinham sumido) ressurgiram intensamente e as idas à emergência apareceram.

Estranhamente, nem a tomografia acusava algo, mas em um intervalo de uns 15 dias entre um exame e outro, um líquido na pleura se revelou.

Foram 15 dias hospitalizada em busca de um diagnóstico. No dia 01/10, a investigação histológica confirmou a suspeita de tuberculose. 

Antes da internação, eu tinha eliminado 20 kg entre janeiro e setembro. Em outubro, eu emagreci 7 kg e continuei emagrecendo mais 8kg, mas agora sem atividade física ou dieta. 

Nessa segunda fase da perda de peso, eu me achava defeituosa, feia, doente. Tornou-se muito dolorido. Eu não conseguia me olhar no espelho. Autoestima não existia. Nenhuma roupa cabia. Detalhe: no meio da pandemia e tuberculosa, eu não tinha a menor coragem de ir a uma loja.

O emagrecimento com o qual eu sonhava por anos havia se tornado um pesadelo, não só pela autoimagem, mas principalmente pelos vômitos, pela falta de apetite, pelas dores que o tratamento desencadeou.

É muito forte o imaginário de que atingir o peso ideal vai trazer felicidade. Eu saí de 85kg para 50kg. Hoje, eu sonho em recuperar peso e as minhas saúde e disposição, porque a tuberculose deixou sequelas.

Se meu eu de hoje pudesse encontrar com o meu eu de anos atrás, eu diria a ela para não ficar tão preocupada com o peso, porque isso não traz felicidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.