terça-feira, 25 de setembro de 2007

Paciência e Poder


"O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso"
(Naum 1.3a)

Estava estudando a Bíblia, quando me deparei com esse texto: "O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso" (Naum 1.3). Na minha mania insuportável de analisar gramaticalmente o texto bíblico, fiquei me perguntando que oposição há entre ser "paciente" e "poderoso". Será que uma pessoa poderosa é impaciente? Por que existe esse "mas"? Que "adversidade" justifica isso?
Imaginei o seguinte: a contrução de uma casa. Geralmente, quem é poderoso, também é rico (poder e dinheiro vivem ligados...). Uma pessoa que não é poderosa vai contratar um pedreiro, vai comprar aos poucos os materiais de construção, vai implorar ao lojista para que a entrega não atrase para não pagar ao pedreiro os dias não trabalhados etc.
Uma pessoa poderosa poderia simplesmente contratar uma empreitera, dar um prazo de 5 dias e só!
Eu imagino Deus podendo contratar a empreiteira e preferindo chamar um pedreiro. Poderoso, mas paciente.
A casa a ser contruída é a obra que ele tem a fazer. O pedreiro somos nós. Ele prefere nos convencer a fazer o que Ele deseja, trabalhar no ritmo que Ele quer, para que no fim sejamos aperfeiçoados; ou melhor, para que sejamos perfeitos, como perfeito é nosso Pai celeste.
Ele é poderoso para nos transformar nas pessoas que Ele quer que sejamos em segundos, mas prefere ser paciente e esperar que "tomemos jeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.