terça-feira, 18 de março de 2008

Paixão

O mês de janeiro de 2008 foi um marco na minha vida. A minha participação no Projeto Materiais 2008 foi algo sem par. Durante esse projeto ganhei dois presentes que colaboram (no sentido etmológico de "trabalhar com/ junto") com o meu computador. Um deles é um presente de grego: um verdadeiro Cavalo de Tróia (sim, estou falando de um vírus) e o outro foi a versão eletrônica do dicionário Houaiss.
No mês passado, fiz uma faxina no meu orkut, algo que precisava ser feito há bastante tempo. Revi algumas coisas que havia escrito. Mantive meu perfil (não tive coragem suficiente para mudá-lo). Apaguei muita coisa.
De repente me deparei com o item "Paixões".
Pensei: vou dar uma definição da palavra, suas diferentes acepções, diferenciar paixão de amor etc. Abri a versão eletrônica do Houaiss e me surpreendi com o que li:
"1 o sofrimento de Jesus Cristo na cruz
2 o segmento do Evangelho que trata do martírio de Cristo; esse martírio, e o dos santos
3 peça teatral cantada, ou oratório sobre o tema da Paixão (acp. 2)
4 grande sofrimento; martírio"
Nunca imaginei que um instrumento lingüístico assinalaria como a primeira acepção de "paixão" o sofrimento de Cristo na cruz. Além disso as três acepções que se seguem derivam dessa primeira noção.
A Paixão de Cristo, a sua entrega total por amor e obediência são tão marcantes que não se limitam a um feriadão maravilhoso de 4 dias. É maior. A Paixão de Cristo nos constrange, nos atinge e nos impressiona. É a Paixão de Cristo que nos dá vida e esperança. Sua entrega voluntária à morte, paradoxalmente, é o início da vida.
Diante da Sua Paixão, nenhuma paixão é significativa. Todas as outras são passageiras e fugazes.
Paixão? Eu fico com a de Cristo. Ela não tem par.

"Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim"
(João 13. 1 NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.