sábado, 23 de julho de 2011

Correndo riscos...



Ler Eclesiastes é sempre fantástico. Estou pensando seriamente em decorar o livro todo, minha crise é escolher qual versão vou memorizar...

O Pregador é realmente incrível. Eu tenho uma teoria: tudo que uma pessoa precisa saber para viver bem está em Eclesiastes. Há um filme cujo protagonista afirma que as respostas da vida estão n'O poderoso chefão, mas é mentira! As respostas estão no Eclesiastes, pode crer. Duvida? Leia!

As respostas da vida não estão nos psicotrópicos, nem n'O poderoso chefão.

Hoje, minha questão é com o capítulo 11 de Eclesiastes. (1) (2) (3).

É fato que o Pregador viveu intensamente. Ele experimentou de tudo. Aí, no final da vida, ele aconselha que você se arrisque!!!

Repare o versículo 1:
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (ARA)
Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás.(ARC)
Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. (NTLH)
Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. (NVI)

Repare que há uma preocupação com o futuro, mas o livro todo fala sobre desfrutar o presente. Então, ele ensina que o melhor jeito de viver o presente e garantir um futuro é arriscando-se! 

É como a parábola dos talentos (4), os servos que foram elogiados pelo seu senhor foram os que se arriscaram e investiram para multiplicar os talentos. 

A mensagem é arrisque-se! Porque, se você não arriscar, não poderá desfrutar do que a vida pode lhe oferecer. Afinal, quem olha pro tempo nunca plantará e quem olha pras nuvens nunca segará. (5)

Como o acaso e o tempo agem sobre tudo, como você não sabe qual semente vai frutificar, como você não sabe com o que você terá sucesso, invista, arrisque, tente, mergulhe! Mas faça isso de todas as maneiras possíveis. Faça tudo o que puder fazer. Você pode morrer amanhã... e aí? De que adiantará tantos planos para o futuro, se não houver futuro?


Um comentário:

  1. Oi, amiga rebelde de curso, tudo bem? Gostei muito deste seu cantinho, assim como gosto bastante do seu modo singular e expressivo de escrever. Bom saber que fiz uma amiga em meio a um curso tããão desorganizado! Agradeço a Deus por isso! E sou convertida há pouco tempo, mas tb amo Eclesiastes! Beijos!

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.