domingo, 17 de março de 2013

Terminei a corrida








Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7-ARA) 

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (2 Timóteo 4.7-NVI) 

Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. (2 Timóteo 4. 7-NTLH) 

Na segunda carta de Paulo a Timóteo, Paulo se despede do jovem pastor dizendo que seu tempo já acabou e prenuncia sua morte. Paulo compara seu ministério a uma prova de atletismo: a corrida. Na Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH), consta que Paulo considera que fez o melhor que pode. Por isso, ele está satisfeito com o resultado de sua vida. Ele chega ao fim da jornada desfrutando do contentamento que só o realizar o que temos que fazer nos proporciona.

Ao escrever estas linhas, cultivo o mesmo sentimento: acabei a carreira, terminei de fazer o que tinha a realizar, fechei um ciclo.

Hoje é um dia muito especial (e ao mesmo tempo difícil) para mim, pois é o dia em que me despeço. Muito diferente do que aconteceu com o apóstolo Paulo, não estou à beira da morte, mas tenho diante de mim uma nova jornada, uma nova corrida. E sei que, antes de começar esta nova caminhada, eu terminei a minha corrida aqui na Primeira Igreja Batista de Madureira.

Há doze anos, me integrei a esta igreja, que foi e tem sido uma extensão da minha família. Durante um período emocionalmente complicado, foi também extensão da minha casa. Alguns dos irmãos me emprestaram ouvidos e braços, além de caminharem comigo em momentos muito peculiares.

Nesses 12 anos, vi Deus agir de diversas formas e ouvi Deus falar através da Bíblia, dos irmãos e das circunstâncias. Fiz amigos mais chegados que irmãos. Aprendi muito mais do que ensinei. E tive o privilégio de compartilhar da vida em Cristo.

Além disso, vi a igreja crescer, multiplicar as frentes de atuação e mudar de cara. A minha vida também mudou muito desde que cheguei aqui. O que não mudou foi o propósito de glorificar a Deus em todas as coisas e obedecer à Sua Palavra.

Estou para começar uma nova jornada me unindo a outra igreja. Vou começar outra corrida. Tenho plena convicção de que fui conduzida por Deus a esta nova igreja. Não procurei igreja, nem pensava em deixar nossa igreja, mas as coisas de Deus são assim: elas simplesmente acontecem.

Peço que os irmãos orem por mim nesta nova jornada e agradeço o amor, o carinho e o cuidado que todos tiveram comigo nesses 12 anos.

No amor de Cristo que nos une,

Erica Bispo 

2 comentários:

  1. Igreja nova... nova carreira.

    Lendo a sua publicação lembrei de uma lição que aprendi logo no início da minha caminhada como novo homem. Ainda menino, cogitando coisas de menino (na fé) aprendi que tudo é uma questão de percepção. Felicidade e infelicidade estão de alguma forma ligadas a forma como encaro os eventos de minha vida.

    Assim, um evento não traz em si alegria ou tristeza em si mesmo. Pode, na percepção de uns ser uma fatalidade, ao mesmo tempo que na percepção de outros ser motivo de glorificar a Deus pela grande benção. Pode ser que existam outros, que diferentes dos demais,fiquem absolutamente indiferentes ao fato. Tudo depende de como cada um percebe o evento.

    Sua saída da PIBM é um desses eventos de nosso cotidiano. As reações serão diversas, dependendo de como cada um que receber a notícia vai percebe-la. Eu a percebo de um modo muito peculiar, muito próprio ao meu modo de ser no mundo. Explico:

    Você fala de um lugar temporal, onde há ciclos que se iniciam/se fecham, onde há o tempo, os processos, o devir constante. O lugar do homem, da vida humana. Contudo, seu texto deixa transparecer um algo, atemporal que não se modifica, algo translucido onde não há variação ou sombra.

    Olhando para este algo e a partir dele não consigo perceber as jornadas que terminam ou que começam. Numa perspectiva eterna e mais universal, de onde percebo este evento, não consigo ver descontinuidade, interrupção ou mudança. Só vejo o amor de Deus em ação em você e através de você.

    Segue nesta sua força!

    ch veloso

    ResponderExcluir
  2. Érica, amiga amada, tenha certeza que você fará falta! Diferente da maioria, sempre atuando bastante na congregação! Siga em frente, pois nossa jornada em missão com Deus será breve, pois se aproxima cada dia mais o dia em que estaremos todos unidos em uma congregação só! Bjs flor!

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.