domingo, 4 de novembro de 2007

Horcruxes e vida eterna

Conclui a leitura de Harry Potter e o enigma do príncipe, de J.K. Rowling, (título original Harry Potter and the Half-Blood Prince). Percebi que a narrativa possui diversos pontos de contato com a Bíblia e gostaria de, hoje, falar de um deles.

O sexto e penúltimo livro da série inicia a conclusão da aventura do bruxinho Harry Potter e sua estada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Rowling é bastante feliz neste livro, pois dá boas mostras da conclusão da série, a principal revelação é acerca de horcruxes. Horcruxes são objetos em que estão depositadas partes da alma de um bruxo, para que, assim, ele não morra, mas tenha vida eterna.

Harry descobre que Voldemort utilizou-se de horcruxes para continuar vivo; por isso, ele é desfigurado, pois partiu sua alma. Ao descobrir isso, Harry questiona seu mestre, Alvo Dumbledore, “por que ele não usou o elixir da vida, gerado através da Pedra Filosofal?” A que seu mestre respondeu: “Ele não queria ter uma vida dependente”. Essa frase me fez lembrar das palavras de Jesus: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5 NVI).

Nós, na verdade, somos parte, não somos inteiros; por isso não podemos viver independentemente. E mais, a vida eterna só é possível se vivida na dependência de Cristo, qualquer tipo de tentativa de vida eterna independente resulta em sobrevida, ou melhor, subvida, como a vida de Voldemort. Ele queria viver eternamente através de seus próprios esforços.

A lógica de Deus é contraditória. Quando o obedecemos, Ele não nos trata como servos, mas como amigos. Quando nos humilhamos, somos exaltados. Quando oferecemos nossa vida, Ele nos surpreende nos dando Sua própria vida.

“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá,
mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará”
(Mateus 16.25 NVI).

2 comentários:

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.