quinta-feira, 24 de abril de 2008

Auxílio certo na hora errada

É tão bom ler o mesmo texto pela enésima vez e, ainda assim, descobrir nele coisas novas... É sempre assim quando leio o livro de Jonas, que deve ser o livro da Bíblia que mais li.
Desta última vez em que li este livro, descobri o óbvio: um exemplo de tentar resolver o que só Deus pode resolver.
Não gosto de pensar nas razões que levaram Jonas a desobedecer a Deus, se ele tinha motivo para isso ou não, se ele devia obedecer a Deus sem questionar etc. O fato é que ele já tinha desobedecido, já tinha entrado em um navio para outra cidade e já tinha posto em risco a vida de um monte de gente que não tinha nada a ver com a desobediência dele.
É interessante notar o que as pessoas fazem quando vêem a morte diante de si. A maioria absoluta busca qualquer tipo de força metafísica superior que seja capaz de livrá-las nesta vida ou guardá-las na próxima.
Bom, os companheiros de viagem de Jonas também fizeram isso imediatamente. Cada um buscou seu próprio deus. Nenhum respondeu. Nenhum os livrou. Então, lançaram sorte e descobriram que a "culpa" era de Jonas.
Enfim, Jonas foi lançado ao mar. Foi engolido por um grande peixe. E, então, só então, ele buscou a Deus.
Jonas poderia ter buscado a Deus antes de sair de casa. Poderia dar uma de Moisés e discutir com Deus a pertinência do que Ele estava dizendo. Poderia orar para que o mar se acalmasse. Poderia orar para que Deus tivesse misericórdia dos seus companheiros de viagem. Mas Jonas só orou quando não tinha mais jeito. Ele, em alguns instantes, seria digerido por um grande peixe. Não havia solução para ele.
Jonas buscou a pessoa certa, o auxílio certo; mas, como muitas vezes fazemos, na hora errada. Ele só buscou quando ninguém mais poderia livrá-lo, quando não havia mais o que ser feito.
Ainda bem que para Deus nunca é tarde demais, e mesmo a hora errada se torna a hora certa, porque para Ele nada é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.