sábado, 4 de outubro de 2008

Recebi um e-mail...

Eu estou farta dessa frase: "recebi um e-mail...". Geralmente o que vem por aí não é bom...
As tecnologias que o século XXI nos oferece são tentadoras. A cada dia tornamo-nos mais dependentes de máquinas que fazem serviços que nos perguntamos como é que era a vida sem elas. É difícil pensar que há 20 anos, por exemplo, as pessoas mal tinham telefone em casa, o que se dizer, então, de um telefone individual e portátil, que cabe na palma da mão?
Em contrapartida, essas tecnologias criaram um novo tipo de verdade... a verdade do e-mail.
Vamos pensar um pouco:
Racionalmente falando, como o TRE descobriu o seu endereço de e-mail, para, assim, te informar sobre uma irregularidade com o seu título? Como a Receita Federal descobriu o seu endereço de e-mail para dizer que você vai perder seu CPF? Como alguém vai receber alguns centavos a cada e-mail repassado? Quem paga por isso? Não sou eu, isso eu sei!
Por mais absurdo que pareça, o fato é que, hoje em dia, o e-mail recebido que alguém de confiança, mas não escrito por ele, se tornou uma verdade absoluta e inquestionável.
Por exemplo: o acordo ortográfico. O que ninguém sabe – e que é realmente verdade sobre o assunto – é que as discussões relativas ao acordo ortográfico começaram na década de 90!!! Como você recebeu isso por e-mail no mês passado, parece que é notícia nova, mas... não é!
Outro: a história do voto nulo. O e-mail é uma gracinha, incentiva o voto nulo, como se ele fosse um voto de protesto. O texto “esclarece” o eleitor, dizendo que o voto nulo é capaz de anular uma eleição. O que o e-mail não explica é o conceito adotado pelo TRE de “voto válido” e “voto inválido”.
O voto válido é o voto em alguém ou em alguma legenda. O voto inválido é o voto branco ou o voto nulo.
Em termos práticos: há cidades brasileiras onde houve apenas um candidato a prefeitura. Tal candidato pode ser eleito se apenas ele votar em si mesmo. E será eleito com 100% dos votos válidos, independente do número de votos brancos ou nulos que existirem. Você pode conferir essa informação.
Eu não consigo entender como essa informação via web tornou-se, em tão pouco tempo, mais verídica do que qualquer outra fonte.
Quem me dera todos os cidadãos brasileiros, principalmente os usuários da internet , fossem como os crentes de Beréia.

"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo."
(Atos 17.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.