sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tristeza e dor






Eu me converti em 1995, numa igreja batista, na região sul fluminense. Lá, a captação de redes de TV e rádio era bastante deficiente. Eu tinha o “privilégio” de conseguir sintonizar algumas rádios evangélicas, que, na época, tocavam músicas razoavelmente bíblicas e havia leitura da Bíblia. Era chato ter que ouvir as propagandas políticas durante todo o período não eleitoral, mas fazer o quê?

Naquela época, surgiram os debates, que, me parece, existem até hoje (não consigo mais ouvir rádios evangélicas). Aos meus 15, 16, 17 anos, era muito legal ouvir pastores como Silas Malafaia, Marco Antônio, Marcos Gregório, Guilhermino Cunha, falando sobre comportamento cristão e outros assuntos do dia a dia.

Lembro de ter ouvido vários debates sobre sexualidade, namoro, casamento, dinheiro, trabalho etc. Lembro do Silas Malafaia chamando de ladrão aqueles líderes religiosos que prometiam riquezas em troca de ofertas. Por isso, é com tristeza e dor que me assusto ao ler isso . Não dá pra acreditar que o mesmo Silas Malafaia que eu tanto admirei diga, hoje, que Deus vai derramar uma unção financeira sobre os crentes.

Mas tem coisa pior, mas triste e doída. Pensar nos rumos desse dinheiro. Já não é segredo pra ninguém que o Malafaia comprou um jatinho por 12 milhões de dólares. Aí eu penso: quantas pessoas no Brasil passam fome? Quantos cristãos ganham salário mínimo? Quantas crianças estão abandonadas nas ruas? O que se poderia fazer para ajudar essas pessoas com 12 milhões de dólares?

Pois é... eu leio a Bíblia e vejo isto: “todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.” (Atos 2. 44-45)

Aí você pode dizer: as ofertas dadas ao Malafaia foram voluntárias. Sim! O menino que deu seu próprio lanche pra Jesus também o fez voluntariamente. Jesus viu a necessidade das pessoas e dividiu o lanche e sobraram 12 cestos!!! (Cf. Mateus 14. 15-21).

Jesus poderia ter pensado assim: “Bom, eu vou continuar pregando até mais tarde. Já que eu recebi essa oferta voluntária, ela é minha, vou comer sozinho e resolver o meu problema. Afinal, eu sou o salvador, eu preciso primeiro suprir as minhas necessidades. O povo que se vire!” Mas a Bíblia registra que Jesus se compadecia das pessoas.

Sinto tristeza e dor por ver líderes cristãos que resolveram não mais imitar Jesus. Sinto tristeza e dor por ver que vários liderados acreditam nessas falácias, que não encontram respaldo na Bíblia. Sinto tristeza e dor. Muita dor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.