terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hipocrisia



Esclarecimento: este post é fruto de uma conversa com um grande amigo de trabalho, que deixou a igreja por ver tanta hipocrisia.

Uma vez ouvi uma comparação dos cristãos de hoje com Jesus e João Batista.

João Batista era um profeta evidentemente profeta: andava com roupas estranhas, se isolava no deserto, comia comidas estranhas, aqueles que queriam ouvi-lo tinham que ir ao deserto.

Jesus era um profeta fora dos padrões da época: frequentava casamentos, ia à casa de pecadores, comia com prostitutas, tocava em leprosos, seus discípulos nunca jejuavam, Ele estava perto das pessoas, Ele demonstrava amor por elas; mas, ainda assim, isso não significava que Ele aceitasse o que eles faziam, tanto que as pessoas se sentiam constrangidas com a receptividade de Jesus.

Eu sou Batista, da CBB, conheço e ensino o Pacto da Igrejas Batistas muito bem. Eu cansei de legalismos inúteis, de coisas que têm aparência de santidade, mas estão longe de Deus. Boa parte do que eu penso está no meu blog.

Há, como você sabe bem, bastante falsidade na igreja (instituição), mas Jesus prometeu para Sua Igreja (noiva) a salvação. A salvação, como revela a Bíblia, não está em formatos, tradições, costumes ou hábitos - Jesus condenou tudo isso -, mas está na fé (Efésios 2. 8-9), quem salva é a graça de Deus, não há nada que possamos fazer para sermos salvos sozinhos. Dentro ou fora de uma igreja local, há pessoas salvas e perdidas.

Às vezes, a hipocrisia me irrita e muito! Mas com a Graça, que nos alcança apesar de quem nós somos, podemos também refletir como num espelho o amor de Deus, e, como Jesus, amar os que nos perseguem e orar pelos nossos inimigos. É uma tarefa difícil. Jesus não disse que seria fácil, mas Ele disse "tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16.33)

Um comentário:

  1. A questão é. Deixar a igreja por causa da hipocrisia, ou ficar nela ( talvez em outra denominação ) para retermos o que é bom e tentar prosseguir nesta caminhada tão difícil rumo a salvação?

    A verdade é que de hipócritas todos nós temos um pouco, ninguem consegue ser 100% crente em algumas situações e sempre temos que depender da misericórdia de Deus principalmente no que se refere a "amar e orar por nossos inimigos...". As reuniões nas igrejas acumulam hipócritas que nem de longe são aquilo que aparentam ser. Porém, Deus não está interessado naquilo que aparentamos ser e Ele se relaciona com o que somos quando estamos sós em nossos pensamentos e é este ser que Ele quer transformar.

    A maior hipocrisia não é aquela que podemos ver e sim aquela que está oculta em cada um de nós, passível de conserto diante de Deus, porém, quem não se dispor a este conserto, vai dançar com certeza.

    Parabéns pelo Blog. Muito interessante!

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.