quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Intensamente



Um dos meus livros preferidos da Bíblia é Eclesiastes. Salomão, neste livro, prega uma mensagem bastante preciosa e muito atual. Ele mostra o quão valioso é o tempo e como é importante viver a vida intensamente. Logo no início do livro, o autor questiona: “Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana” (Eclesiastes 2. 3–NVI).

Salomão é realista quanto à durabilidade da vida: a vida é curta, por isso, usufruir dela é urgente. Em vários momentos, o discurso do rei pode soar pessimista, como, por exemplo, no seguinte trecho “quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil” (Eclesiastes 2.11-NVI). Pois é... Que valor tem o que fazemos? O que realmente vale alguma coisa? Em que podemos investir sem medo?

Se o sábio Salomão teve riquezas, mulheres e sabedoria e, ainda assim, considerou tudo isso inútil, o que vale? Ele mesmo respondeu: “descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive” (Eclesiastes 3. 12-NVI) E, no capítulo 9, ele completa a ideia: “o que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria” (Eclesiastes 9. 10-NVI). Em outras palavras, ele nos incentiva a vivermos intensamente!

O que seria viver intensamente?

Muitas pessoas, certamente, diriam que viver intensamente inclui badalar, namorar, se divertir, viajar, fazer tudo o que “der na telha”. E para Jesus, o que seria viver intensamente? A Bíblia nos ensina que o modo de vida de Jesus contraria o senso comum, Jesus inverteu valores. Ele declarou: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mateus 10. 39-NVI). Ele nos ensinou que a nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus. Ou seja, devemos ir além do que os que não conhecem a Jesus vão.

Pessoalmente, penso que viver intensamente é não deixar para amanhã, é não adiar, é não perder oportunidades. Moisés, no Salmo 90, diz que a vida passa depressa e passa mesmo! Com o contexto social em que vivemos, não há certeza de voltarmos para casa, nos surpreendemos todos os dias com pessoas que ficam doentes ou morrem de repente. Diante da efemeridade da vida, devemos aproveitá-la intensamente, viver cada segundo como se fosse o último, não deixar para depois a chance de declarar seu carinho pelas pessoas que você ama, ou de explanar o amor de Deus para quem ainda não O conhece.

Houve um tempo em que, dia após dia, semana após semana, achava minha vida sempre a mesma: andando em círculos... Descobri que essa repetição não é viver intensamente. Eu estava perdendo oportunidades de ser quem Deus queria que eu fosse, de fazer o bem a quem me cerca e de expressar o amor de Deus. Se você está vivendo todos os dias como se fossem o mesmo, avalie se você está vivendo intensamente, se você está desfrutando da vida abundante que Jesus ofereceu (Cf João 10.10).

Deus criou você com habilidades e talentos únicos e, certamente, deseja que você os utilize para glorificá-lO em cada chance que tiver. Só Deus sabe quando você terá outra oportunidade e se terá outra chance.

Num dos versículos finais de Eclesiastes, Salomão conclui que o essencial para o homem é temer a Deus e guardar Seus mandamentos (Cf. Eclesiastes 12. 13).

No desejo de que você viva intensamente, concluo com os versos de Myrtes Mathias do poema “Agora”:

Não esperes o instante da partida:
Se podes me fazer feliz, faze-me agora.
Para que chorar de remorso e saudade?
Custa tão pouco a felicidade:
Dá-me uma flor antes que eu vá embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.