terça-feira, 26 de abril de 2011

Que exegese!



Eu me pergunto todos os dias: por que eu insisto em  ler essa gente, meu Deus??? Eu já sei que eles só falam besteira, e, mesmo assim, eu insisto!!!

Só posso concluir que eu gosto de sofrer. Ou gosto de ter o que criticar... (hehehe)

A minha vítima de hoje era um ilustre desconhecido até ser retwittado por Sarah Shiva. 

No microblog, o pastor Eber Rodrigues fez a seguinte declaração:
Jesus disse: "tudo que ligardes na terra terá sido ligado no céu", ou seja a terra governa o céu! Precisamos Agir para o céu reagir...  (by @eberouvirecrer)

 O azulzinho é um detalhe meu, tá?

Eu já tinha lido o texto de Mateus 18.18 várias vezes, mas nunca tinha pensado que Jesus tinha transferido o poder dEle para as pessoas!

Fiquei completamente espantada! Pense: a terra GOVERNA o céu. Ou seja, os homens governam Deus!!!

Se você decide, aqui na terra, você faz o céu mudar de opinião!!! 
Afinal, precisamos "agir para o céu reagir", porque, certamente, Deus não faz nada sozinho! [muita ironia]

Pergunta: como é que Deus fez todo o mundo sem antes da opinião dos homens? Tadinho de Deus...

Será que é preciso ser PhD em Divindade para entender que Mateus 18. 18 não tem nada a ver com o que Deus faz ou deixa de fazer?

Não precisa ser teólogo para saber que tudo é dito dentro de um determinado contexto. Na verdade, qualquer aulinha de língua portuguesa ensina que o contexto faz um texto mudar de sentido.

Durante a Idade Média, no auge da Inquisição, a Igreja lia esse texto assim: se nós - supremos detentores da vontade de Deus - excluirmos tal pessoa, ela vai para o inferno. Era dentro dessa lógica que pessoas eram lançadas na fogueira, condenadas a penas inomináveis ou excluídas do convívio social.

O problema dessas exegeses de botequim é que a Bíblia tem que ser considerada como um todo. Então, se Jesus diz que o que será ligado na terra será ligado no céu, há que se considerar também alguns outros textinhos: 

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam."
(Sl 24.1);

"Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra"
(Mt 28. 18);

"Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso" 
(Ap 1. 8);

"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" 
(Isaías 42.8); 

"A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém." 
(1Tm 6.15.16)


Destaquei uma meia dúzia de versículos, mas essa lista pode ser muito maior.

Certamente, haverá quem defenda a perfeita exegese do citado pastor, dizendo que era para ensinar uma determinada coisa etc.

O problema é que a Bíblia diz o seguinte: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" (Apocalipse 22. 18-19).

E ainda: "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo." (Tiago 3.1)

Pra fechar, fica um versículo para a meditação dos irmãos: 

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.