sábado, 18 de agosto de 2007

Coração, ação e reação

Ouvi, há pouco tempo, uma afirmação que me fez pensar um pouco sobre ser e parecer: "Saul, perto de Davi, era um santo; o que fez Deus escolher Davi foi seu coração".

Realmente, as atitudes de Davi aparentam ser mais graves dos que as de Saul. Saul, na verdade, era um homem cheio de boa vontade. É só lembrar da história: Saul estava ansioso, porque o exercito estava ansioso e o pressionava a agir, então ele, com toda a boa vontade, achou por bem "acelerar o processo" e oferecer o holocausto ele mesmo, ao invés de esperar o profeta Samuel chegar. O simples fato de oferecer o holocausto o fez ser rejeitado por Deus. Parece injusto... Ele estava se sentindo pressionado e fez o que achou que era melhor. Seu objetivo não era desafiar Deus, nem menosprezar o profeta Samuel. Ele só queria atender a expectativa das pessoas que estavam ao redor dele. Pessoas que esperavam por ele. Ele era o Rei. Ele tinha que agir como rei. Bom, uma coisa leva a outra. Uma atitude precipitada... E o caldo desandou.

Davi, ao contrário de Saul, sabia claramente em que cumbuca estava metendo a mão. Ele sabia que Bete-Seba era casada, quando a convidou para o palácio. Ele sabia que ela estava grávida, quando tentou fazer com que Urias dormisse com ela. Ele sabia que Urias morreria, quando mandou que ele fosse posto na frente de batalha. Davi sabia o que estava fazendo. Ele premeditou todos os seus atos.

Mas o coração de Davi...

Ao ter seus olhos desvendados, Davi disse: “Pequei contra o Senhor”. Enquanto Saul disse: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando [...] senti-me obrigado a oferecer o holocausto”.

Um preferiu justificar o erro e o outro escolheu reconhecê-lo.

Ouvi, uma vez, que se sabe quem, de fato, somos muito mais por nossas reações do que por nossas ações. Nossas reações revelam nossos corações.

O coração de Davi era um coração contrito. E foi por isso que ele se tornou referência. Todos os reis depois Davi foram comparados a ele. Sobre um bom rei era dito: “ele foi como o meu servo Davi” ou “ele andou nos caminho do meu servo Davi”...

As ações de Davi eram humanas, mas suas reações revelavam o coração disponível para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.