sábado, 29 de setembro de 2007

Em tratamento

Há muitas coisas no percurso da vida cristã interessantes, uma delas é que a vida cristã é uma trajetória que não tem fim. Ela começa, mas ela só termina (se é que termina, talvez culmina) no céu.
Por isso é interessante pensar na vida cristã como meu tratamento de rinite. Pode parecer engraçado, mas é bastante parecido.
Meu médico disse que tenho que manter o tratamento indefinidamente, preciso usar um remédio spray no nariz duas vezes ao dia. Para lembrar de usar o remédio, já pus alarme no celular, espalhei bilhetinhos pela casa, levei o remédio para o trabalho etc. Ainda assim, há vezes em que esqueço de usá-lo.
Sem remédio, eu acordo cheia de coriza, espirrando intensamente, tenho as piores reações alérgicas, preciso ter lenços de papel à mão durante todo o dia.
Quando estou usando o remédio, sem regularidade, espirro um pouco, às vezes há um pouco de coriza, mas dá pra viver.
Nas épocas em que me torno uma paciente exemplar e uso o remédio corretamente, nos horários certos, até me esqueço que tenho rinite.
A vida cristã é como o meu tratamento: se há observância da prescrição, não há problemas, parece que não somos doentes. Importante: o remédio é de uso contínuo.
O remédio diário contra a rinite espiritual é o diálogo com Deus. É necessário buscá-lo sinceramente, estar disposto a ouvi-lo falar pela Palavra.
Ler a Bíblia e orar apenas para cumprir uma obrigação diária é como usar mal o remédio: evita maiores transtornos, mas não resolve o problema.
Vale lembrar que não usar o remédio não é uma opção...
Falar disso me lembra um texto que Paulo escreveu aos Filipenses: "Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês" (Fil 3.1NVI)

Um comentário:

  1. oi �rica, sei q demorei mas finalmente li e gostei muito do texto. A id�ia original era exatamente essa e os outros textos q li s�o tb s�o muito bons!

    bjo

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.