domingo, 30 de março de 2008

Sufocados pelas circunstâncias

Estava preparando uma aula acerca da Parábola do Semeador, conhecida também como Parábola dos Solos, e me deparei mais uma vez com o solo, que, na minha opinião é o mais intrigante: o solo cheio de espinhos.
O Semeador saiu a semear e a semente caiu à beira do caminho, num solo pedregoso, num solo cheio de espinhos e, finalmente, em terra boa.
O evangelho de Mateus registra, no capítulo 13, versículo 7, o seguinte: "Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas." Mais adiante, Jesus explica aos discípulos o significado da parábola, e no versículo 22, Jesus diz: "Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera."
Sempre achei que a única semente a brotar tinha sido aquela que caiu em boa terra, mas não é isso que o texto diz. Fica claro que a semente brotou em três dos quatro solos, ela só não brotou quando caiu à beira do caminho. A semente brotou mesmo no solo rochoso e entre os espinhos. Na verdade, a planta entre os espinhos só tem um "problema": ela não é frutífera!
Infelizmente, boa parte dos cristãos não vive a vida cristã como ela se fosse uma semente em terra boa, mas uma planta no meio dos espinhos. Estamos, na maioria das vezes, tão envolvidos com as "preocupações desta vida" e com o "engano das riquezas" que priorizamos as coisas erradas. A conseqüência disso é termos cristãos com vidas infrutíferas. Chamo de vida infrutífera algo mais do que não levar outras pessoas a Cristo (isso também é parte importante de uma vida cristã frutífera). Uma vida infrutífera também é uma vida que não testemunha, ou seja, um cristão que não se parece com Cristo! Será que isso é possível?
Infelizmente, muitos cristãos vivem uma vida que não reflete Jesus, porque se sentem pressionados pelas coisas desta vida; assim, é mais fácil se amoldar às circunstâncias do que transformá-las ao gosto de Cristo, com a mente de Cristo.

"Se alguém está em Cristo, é nova criação.
As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"
(2Coríntios5.17NVI)

Um comentário:

  1. Minha primeira visita ao seu blog. Excelente reflexão, admoestação e encorajamento. Que Deus nos livre da esterilidade! Um abraço, Érica!

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.