sábado, 17 de maio de 2008

Esperança

Há dias em que acordamos desanimados, tristes, desesperados, sem expectativa. Parece que nada faz sentido, que não há razão para a vida, que tudo o que se faz não leva a lugar algum. Há dias em que parece que não há saída. Não temos mais para onde correr. Não há alternativa. Não há socorro. Não há esperança.

Em dias como esses, precisamos que o Senhor renove as nossas esperanças.

No dicionário Houaiss, a palavra “esperança” é definida com as seguintes palavras: “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa”. Quando li isso, fiquei pensando em como é bom viver acreditando que é possível algo que se deseja.

Imagine viver contando os dias para a formatura. A esperança de que a formatura chegará nos anima a fazer as provas, estudar as matérias chatas, fazer os estágios, cumprir os horários e, até, aturar pessoas insuportáveis. A esperança da formatura é suficiente para vencer e transpor as barreiras.

Ter esperança é uma das melhores sensações humanas; principalmente, quando oposta a não ter esperança. Quem não tem esperança vive sem um propósito, sem um objetivo, prostrado, cabisbaixo, triste, infeliz. Que coisa horrível deve ser viver sem esperança!...

Colocar a esperança no Senhor é uma das tônicas bíblicas para aqueles que estão sem saída. Diversos são os autores que disseram a mesma coisa: “Ponha a esperança no Senhor” (Salmo 42. 5 e 6), “Esperarei no Senhor” (Isaías 8. 16-17); “Coloquei a minha esperança no Senhor” (Salmo 40. 1); “Minha esperança está em ti” (Salmo 25.4-5)

Na nossa cultura brasileira, nos acostumamos a dizer, diante daquilo que não tem mais jeito, algo como “Se Deus quiser” ou “Só se Deus fizer”; dizemos isso sem nenhuma esperança real de que Deus faça ou, simplesmente, possa fazer o que esperamos. Entretanto, a realidade espiritual acerca disso é que Deus é o único que pode nos dar a real esperança e tornar concreto aquilo que esperamos. Ele providenciou a “Esperança de Israel”!

A verdade espiritual acerca do futuro pode ser o que o salmista diz: “Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes”. (Salmo 142. 5)

Se Ele é a única coisa que temos na terra, só podemos esperar nEle... Ele é a nossa esperança. Ele prometeu que nos daria não só esperança, mas também um futuro. Além de vivermos com essa sensação agradável de coisa boa, ele promete nos dar esse futuro, essa concretização.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
(Jeremias 29.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.