quarta-feira, 2 de julho de 2008

Carta aberta à Convenção Batista Carioca



É com muito pesar que recebo a infeliz notícia de que os batistas cariocas agora unem-se a tantos outros pregadores televisivos, que nada mais fazem do que autopromover-se. Contudo, ainda é mais triste pensar que o dinheiro usado para financiar 10 minutos num programa de televisão poderia ser melhor empregado.

Apesar de parecer inchada de igrejas, a cidade do Rio de Janeiro dá provas muito claras de que precisa de ações incisivas de evangelização e, definitivamente, não são 10 minutos de um programa , às 15h50min, contendo a agenda batista que colaborarão com a redução da violência no Rio, reduzirão o número de crianças abandonadas ou farão diferença na vida de algum drogado.

A cidade do Rio de Janeiro apresenta gritantes abismos econômicos. Há poucos meses, alguns jornais noticiaram uma situação alarmante. Crianças no Rio de Janeiro se prostituem até por R$0,50! Certamente, essas crianças preferiam ter outra trajetória de vida. O que falta para oferecer a essas crianças uma outra sorte? Pessoas com boa vontade? Uma instituição que as abrigue? Dinheiro?... Há dinheiro sobrando para nos darmos ao luxo de não mais assistirmos o órfão e a viúva e pormos no ar um programa de TV?

Mesmo o programa dá mostras de iniciativas denominacionais que poderiam ser ampliadas e melhoradas caso a verba que é utilizada para a manutenção do programa fosse utilizada para outros fins, como a reforma e melhoria da Cidade Batista ou a contratação de pessoal para o Lar Batista do Ancião.

Será que ninguém mais pensou nessas coisas?

Pela primeira vez na vida, senti vergonha de ser batista.
Érica Bispo

2 comentários:

  1. Érica, sou solidário às suas inquietações; Também não consigo compreender como pode, as milhares de Igrejas existentes no Estado do Rio de Janeiro,das mais variadas denominações, não abrir os olhos para viver um evangelho prático que promova a libertação efetiva dessas pessoas,a libertação que alcança toda a existência do ser humano (espiritual e material).

    Antes, o que infelizmente temos presenciado é um evangelho "pop", que busca de maneira medíocre a popularidade e sucesso. O Cristo que liberta nos ensinou a boa nova que sara os feridos, acolhe os pobres e viúvas, dá alimento ao faminto, veste o maltrapilho. Boa nova que alcança o rico e o pobre, o cego e o cobrador de impostos.

    O evangelho "pop", sem querer fazer generalizações, tende andonar o "reino dos céus" em favor da busca do "reino dos seus". Reino dos seus sucessos, reino dos seus bens, reino dos seus prestígios, etc...

    Jesus pediu ao Pai, ... Venha o seu reino, seja feita sua vontade, assim na terra como no céu...

    Enquanto não aprendermos a refletir e tonar efetiva a oração de Jesus, a terra não vai experimentar às riquezas do céu, o homem vai continuar na mediocridade do EU e a Igreja apenas uma instituição burocrática que se afasta cada vez mais do reino de Deus.

    A Igreja que Jesus fundou sobre Ele mesmo é o reflexo do reino de Deus sendo vivido entre os homens (...o reino de Deus já está entre nós..), portanto, se não está sendo refletido é porque erramos por não obedecemos às escrituras.

    Fica aqui meu apoio ao seu protesto e meu recado às Igrejas e a Convenção Batista Carioca.

    Att.

    Alan P Silva
    IB Pedra Angular

    ResponderExcluir
  2. Erica,



    "Se você não sabe para onde está indo, todo caminho o levará a lugar nenhum"
    [Henry Kissinger]


    Pr. Márcio Pureza de Lima
    Marcio_prz@hotmail.com

    ResponderExcluir

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.