quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Misericórdia???

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do SENHOR. (Lamentações de Jeremias 3. 21-26 NVI)
Na releitura do Velho Testamento, deparei-me com Lamentações de Jeremias... Continuo descobrindo porque Jeremias ficou conhecido como profeta chorão...
O ponto alto e mais conhecido do livro são os versículos acima, principalmente o versículo 22, que também pode ser encontrado assim: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim." Esse texto é lindo, não é? É extremamente reconfortante saber que o Senhor tem misericórdia de nós, que Ele é a nossa porção, que Ele é bom, que Ele nos salva. Mas quem disse isso e quando?
Jeremias não estava muito bem e não estava vendo as bênçãos de Deus caindo do céu sobre ele. O capítulo anterior do livro apresenta uma situação alarmante: as habitações e os muros da cidade haviam sido destruídos, os profetas já não conseguiam receber visões do Senhor, não havia comida e, por isso, as mães comiam os próprios filhos, o profeta chega ao ponto de dizer: "O SENHOR é como um inimigo; ele tem devorado Israel" (Lamentações 2. 5NVI).
Contudo, a situação em que Israel se encontrava era fruto de suas próprias atitudes e não culpa de Deus. Culpar Deus por essa situação é o mesmo que dizer que Deus é culpado pelo fato de um aluno que não estudou durante o ano não ter sido aprovado para a série subseqüente. A retenção foi conseqüência da atitude de um ano todo e não falta da bênção de Deus.
Olhar para um panorama como esse e crer que Deus não o abandonou é o que Jeremias faz de extraordinário. Mesmo sendo culpa do próprio povo, o profeta poderia dizer que Deus poderia ter sido mais "bonzinho" com eles.
Ao invés disso, Jeremias afirma que as misericórdias do Senhor são a causa de eles não serem consumidos. Deus tinha o direito de tê-los punido mais severamente. Deus poderia tê-los exterminado. Poderia criar um novo povo para si. Mas preferiu poupar alguns. Porque Deus não é justo, é misericordioso.
O salário do pecado é a morte. Eles mereciam a morte e eu mereço a morte, mas Deus é misericordioso. Suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.