sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Sol da justiça

"O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz" (Isaías 9.2)

Essa é uma mensagem de natal. A minha mensagem de Natal.
Eu sei que o Natal já passou, mas como Jesus não nasceu em dezembro mesmo, não faz diferença. Sim, Jesus não nasceu em dezembro. Belém, na Judéia, fica no hemisfério norte, portanto, em dezembro é inverno, ao contrário do Brasil, onde é verão...
A região da Judéia tem clima desértico: calor de dia, frio à noite. No inverno, o frio se intensifica, logo, quem seriam os pastores loucos que poriam o rebanho a perder pernoitanto ao relento no meio do deserto? Por causa disso, conclui-se que Jesus nasceu entre abril e setembro, pois é quando o clima seria propício a uma aventura na madrugada.
A data de 25 de dezembro se deve à influência pagã. Com a cristianização de Roma, muitos costumes e tradições foram abraçados pelo cristianismo, inclusive uma data para o nascimento de Jesus.
A data de 25 de dezembro era o dia do Deus Sol. Há alguma relação com a duração do dia... O cristianismo apresenta na pessoa de Jesus o Sol da Justiça, a luz que brilha e não se apaga, a luz do mundo que tira as pessoas das trevas.
Não importa que a data seja adaptada a partir do paganismo, não importa que seja a data errada, o importante é lembrar e saber que Deus demonstrou amor pela humanidade ao enviar seu único filho, para nos resgatar das trevas e nos conduzir à sua luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.