quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ordens absurdas

Na semana passada, terminei de reler Jeremias e descobri porque ele é chamado de "Profeta Chorão", na verdade, entendi a razão do choro dele. Um dos momentos em que ele teve boas razões para chorar foi o episódio que está relatado em Jeremias 41 a 43.
Nabucodonosor já havia levado cativo quase todo o reino, ficando para trás apenas uma meia duzia de 4 ou 5. Até o rei já havia sido subjulgado. Não havia esperança.
Mas quem sabe?...
Os líderes do exército dos que ficaram para trás decidiram que precisavam ouvir Deus, então procuraram o profeta Jeremias e disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao SENHOR, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós. Ore rogando ao SENHOR, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer”. (Jr. 44. 2-3)
Jeremias consulta ao Senhor e Ele manda-os permanecer em Jerusalém.
O que você faria diante de uma ordem dessas?
O exército de Nabucodonosor poderia voltar a qualquer segundo. Todos já haviam sido mortos ou exilados. Eles seriam os próximos!... Vamos para o Egito! Afinal, Nabucodonosor não será abusado o suficiente para invadir o Egito, e se for, não vencerá. Certo? Errado!
Pois é... por mais absurdas que sejam as ordens de Deus, elas são certas, precisas. A ordem de ficar em Jerusalém era absurda, não fazia sentido: era arriscado! Mas foi Deus quem a deu, então precisa ser cumprida, não importa.
Na verdade, a maioria das ordens de Deus não faz sentido algum quando são dadas. Por exemplo: Abraão largou tudo para ir para um lugar onde nem sabia onde era. Adão não podia comer do fruto de uma árvore que estava no meio do seu quintal. Oséias teve que casar com uma prostituta. Ezequiel fez diversas coisas bastante bizarras.
É em horas como essa que penso que deve haver algum sentido seguro, concreto e firme que justifique a ida a um Projeto missionário em que não haverá evangelismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer saber a sua opinião. Melhor ainda quando você se identifica!
Use a opção "Comentar como" e identifique-se.